REGULAMENTO 1° GP DAS ESTRELAS
Artigo 1º - Participantes
- · A participação neste evento é restrita à portadores de uma licença válida da CBA.
- Para os Convidados de TV não será necessário a licença da CBA.
- · Pilotos que correm no exterior e que não possuem licença nacional CBA poderão participar como convidados, conforme determina a CBA.
- · Somente poderão participar do evento pilotos convidados pela promotora do evento.
Artigo 2º - O GP das estrelas 2011 será disputado com as seguintes características técnicas:
- · O conjunto Kart completo e mecânico serão sorteados pela organização do evento na presença de todos os pilotos e imprensa em horário e dia estipulado pela organização.
- · Poderá haver um rodízio de mecânicos sem prévio aviso a qualquer momento que se julgue necessário pela organização do evento.
- · Motor – Honda 13 Hp, lubrificação, carburador e escapamento, exclusivamente fornecido pelo promotor do evento em sistema de sorteio.
- · Pinhão e coroa – Determinado pelo promotor do evento
- · Combustível – Gasolina fornecida pela organização da prova.
- · Pneus – Cada piloto terá direito a dois jogos de pneus sendo obrigatório o uso de um jogo nas duas seções de treinos livres e outro jogo no treino cronometrado, warm up e provas.
- · Pneus de Chuva – Determinadotor pelo promotor do evento.
- · Chassi – Marca Birel fornecido pelo promotor do evento.
- · Carenagem – Fornecida pelo promotor do evento.
- · Peso – Sera fornecido pela promotora do evento no final de semana da corrida.
- · Grid – Máximo de 25 pilotos, podendo ser alterado de acordo com os critérios da promotora.
- · Identificação - Número fixado na parte frontal da carenagem e em uma placa que deverá ser fixada no pára-choque traseiro do kart, mais o nome de identificação do piloto no pára-choque frontal.
Artigo 3º - Manutenção
- · Os karts deverão permanecer todo o tempo dentro de uma área de trabalho pré-determinada pela promotora do evento, não podendo ser removido sem prévio conhecimento e justificativa.
- · Durante todo o período do evento, somente os mecânicos da equipe comandada pelo responsável técnico contratado pela promotora do evento poderão efetuar manutenção nos Karts.
- · Fica terminantemente proibido a assistência e permanência de mecânicos particulares dos pilotos.
- · A troca de motor só será permitida se for constatado um problema técnico comprovado pelo técnico responsável da Honda Agraupe.
- · Os pilotos só poderão solicitar os seguintes ajustes:
- · Abertura e fechamento da bitola traseira (máximo de 140 cm)
- · Abertura e fechamento dianteiro
- · Calibragem dos pneus
Artigo 4º - Do Parque Fechado
A todos os momentos que os karts forem levados ao Parque Fechado será, terminantemente, proibido e vetado a entrada de pessoas.
Somente os pilotos e mecânicos poderão adentrar ao parque fechado, ainda assim com prévia autorização da promotora do evento.
Artigo 5º - A ordem de posicionamento no grid será determinada da seguinte forma:
- · 1a Bateria
Será realizado um treino classificatório dividido em 02 grupos com duração de 20 minutos, prevalecendo a melhor volta de cada piloto.
Top qualifying:Os 05 primeiros classificados de cada grupo sairão para uma volta lançada.
- · 2a Bateria
A ordem do grid de largada será definida pela classificação da 1a bateria invertendo os 8 (oito) primeiros colocados, ou seja o 8º será o 1º, o 7º será o 2º e assim sucessivamente.
Formação dos Grupos e Sorteios:
A formação dos grupos tanto para os treinos livres será aleatória podendo adotar-se os critérios de ordem numérica ou outro determinado pela promotora. Já para os cronometrados a formação dos grupos será baseada pelos melhores tempos dos treinos livres, dividindo os grupos pelas colocações pares e ímpares sempre considerando os melhores tempos obtidos pelos pilotos (Ex: Grupo A – 1º tempo, 3º tempo , 5º tempo / Grupo B – 2ºtempo , 4º tempo , 6º tempo e assim por diante).
Após os treinos cronometrados será feito um novo sorteio dos motores completos (motor e Carburador) para as atividades de Sábado.
Artigo 7º - Durante a prova o piloto não poderá receber nenhum tipo de auxilio com exceção da equipe Técnica que prestará auxilio apenas para acionamento do motor em caso de parada.
Artigo 8º - Se o piloto parar durante a competição deverá remover o kart imediatamente de áreas onde possa provocar acidente.
Artigo 9º - Na largada, os kart serão dispostos dois a dois, para a saída lançada.
Na volta de apresentação, será terminantemente proibido, sob qualquer pretexto, ultrapassar outro concorrente antes da linha de largada. O piloto que por qualquer motivo, não puder largar em sua posição, ou, ainda, se atrasar, deverá levantar o braço, deixando todo o pelotão ultrapassá-lo, permanecendo no fim do mesmo até a largada, ou dirigir-se ao Parque de Manutenção para sanar o problema, e de lá largar quando o diretor de prova autorizar, sempre após o último kart do pelotão. O concorrente que estiver fora de sua posição, procurando ultrapassar seus concorrentes imediatos, será punido pelos Comissários Desportivos, com a penalidade de no mínimo dez segundos.
Será exigido para a largada, que todo o pelotão, liderado pelo “pole-position”, faça o percurso completo da volta de apresentação até o instante da largada, em velocidade e devidamente alinhado. A responsabilidade pela velocidade de condução do pelotão será do “pole-position”. O piloto que estiver largando na segunda posição será o responsável pela formação do “grid”, e não poderá estar à frente do “pole-position” em nenhum momento.